As mulheres amam sapatos, mas no dia do casamento muitas noivas acreditam que ele será pouco visto, por isso não dão muita atenção. Isto é um engano! A noiva é o centro das atenções e cada detalhe do look será observado de perto pelos convidados. Portanto o sapato tem, sim, muita importância neste contexto.

Para escolher o calçado do grande dia, você tem que relacionar vários itens do casamento para identificar qual o sapato ideal. Exemplo, o local do evento é fundamental nesta decisão, já que saltos altos e finos não são adequados para casamentos ao ar livre, nem na praia, mas são maravilhosos para usar em igrejas e salões de festa.

Outro fator a verificar é o vestido: a cor, formato e estilo são determinantes para escolher um sapato que esteja em harmonia com o look. A barra também deve estar alinhada com o calçado. Além disso, o sapato é imprescindível nas provas do vestido, por isso é ideal que a escolha seja feita até 3 meses antes do casamento.

Mas como escolher o sapato ideal?

  • 1- CONFORTO: este deve ser o primeiro ponto a se analisar, porque da cerimônia até o fim da festa serão muitas horas que você ficará de pé sobre ele.

  • 2- SALTO: o tamanho do salto deve estar de acordo com o local da cerimônia e da festa, assim como com a sua relação com os saltos. Exemplo: se você não está acostumada com salto alto, não adianta querer usar no dia do casamento e vice-versa.

  • 3- MATERIAL: sapatos de couro e verniz devem ser evitados, pois se não se encaixam bem com a ocasião. Já os tecidos mais tradicionais são certeiros como cetim e renda. Veludo e glitter também tem sido bastante usado. Pedrarias e adereços aplicados são um luxo, mas vale se atentar à qualidade do sapato, pois pedras muito grandes, pérolas de plástico ou rendas mal aplicadas estragam qualquer look.

  • 4- COR: o tom do sapato deve estar em harmonia com a cor do vestido. Off-white e branco não é a mesma coisa. Quando colocamos uma peça off white ao lado de uma bem branquinha, ela sempre fica com cara de peça branca usada que amarelou. Se quiser ousar na cor, pode. O branco não é obrigatório, mas é necessário tomar cuidado. A cor do sapato precisa combinar com a temática da festa e, principalmente com o vestido. Um vestido tradicional, por exemplo, não vai ficar legal com um sapato ousado e colorido. Dica: combine a cor do sapato com a cor do buquê ou com a paleta de cores da festa.

Pin It on Pinterest