O véu é um acessório misterioso, que esconde mas revela. Muito usado pelas noivas no dia do casamento, ele é feito de tecido leve, normalmente tule ou renda e fica preso à cabeça pela grinalda ou por baixo do penteado. Ele pode ter várias camadas ou não, pode ser longo, médio ou curto, tudo depende do querer da noiva, da tradição de família ou da religião.

Tradicionalmente o pai da noiva deveria cobrir o rosto dela com o véu e o noivo o levantaria já no altar. Para diversas religiões seu significado está ligado à honra e a dignidade das mulheres, uma noiva de véu atesta sua pureza. Na cultura árabe, o véu, significa “o que separa duas coisas”, representando a transição da vida de solteira para a nova vida de casada.

Algumas crenças pagãs acreditam que a noiva é o maior alvo dos maus espíritos, portanto deveria cobrir o rosto e ser ladeada por outras “falsas noivas” (mulheres vestidas como ela) para enganar os espíritos ruins. Já na Grécia, o véu era usado pela noiva para protegê-la dos maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores. Na Idade Média ele era um forte símbolo de nobreza, quanto maior o véu, maior a riqueza. O cristianismo trouxe o véu como sinal de virgindade da noiva.

Outros estudos históricos sobre o uso do véu é que seu propósito era ocultar o rosto da noiva ao futuro marido até que o casamento fosse pronunciado. Dessa maneira os casamentos arranjados e os dotes eram negociados ademais da aparência física da noiva. Essa atitude impediria que jovens menos atraentes fossem rejeitadas e que os acordos fossem quebrados. Talvez venha daí a superstição que o noivo não pode ver a noiva vestida antes do casamento.

Não apenas o véu, mas a maioria dos acessórios, itens e rituais que envolvem a celebração e a festa do casamento estão carregados de tradições e superstições cujas origens nem podemos imaginar. Isso acontece porque somos uma mistura de povos, raças, etnias, um mix de culturas que se entrelaçam e criam novas coisas.

É interessante saber os significados, no entanto o que vale mesmo é que o casamento seja na medida do seu sonho e a importância de cada item no registro da história do casal.

Aí você me conta: vai de véu ou não? Qual a importância do véu para o seu casamento?

Deixe seu comentário!

 

Pin It on Pinterest