Deu nó? Descomplica! Realmente não é tão simples dar o nó na gravata, mas com a ajuda da internet é possível seguir um passo a passo e ficar elegante em qualquer ocasião. Nós da Treebs também não abandonamos vocês, por isso fizemos esse post para desatar (ou atar) esse nó.

A gravata é um acessório importantíssimo para trabalhos formais ou eventos sociais onde o dress code conta muito. Especialmente em casamentos, é um item quase obrigatório – digo quase porque alguns noivos optam por um traje mais despojado, principalmente em eventos de pé na areia.

Quando a gravata é obrigatória, errar no nó pode matar o seu look e até te colocar em maus lençóis, afinal a aparência diz muito sobre nós e você pode ser mal julgado por esse mero detalhe.

Se você é convidado ou vai a um evento do trabalho, existem mais de 100 tipos de nós de gravata existentes para você escolher o que mais combina com o seu estilo e com a sua roupa.  O famoso estilista Ricardo Almeida diz que o nó da gravata é definido pelo gosto da pessoa, pela ocasião e também pelo colarinho da camisa (o nó precisa preencher bem o espaço do colarinho).

Agora se você é noivo, o ideal é optar por nós mais tradicionais, seguindo o estilo do traje escolhido que deve estar de acordo com o tipo de cerimônia. Geralmente os noivos optam por 4 tipos de nós, são eles:

Nó simples

O tradicional, bem básico. Cai bem com qualquer gravata e colarinho. É o ideal para os modelos ‘slim’, tanto de gravata quanto de camisa.

Windsor

Mais largo e imponente, este nó exige camisas mais sofisticadas e colarinhos mais espaçados, para acomodar melhor o modelo. É um nó simétrico, robusto e é perfeito para o noivo, pois é mais formal e casa bem com a ocasião.

 

Meio-Windsor/Semi-Windsor

Maior do que o simples, menor e menos formal que o Windsor, este nó fica rente ao colarinho. É uma boa opção para quem quer ficar chique, mas sem muita formalidade.

Borboleta

Super em alta entre os noivos, a gravata borboleta pede um modelo especial de camisa. No entanto, ela é tradicionalmente usada em smokings (trajes gala ou black tie).

Pin It on Pinterest