O casamento judaico é recheado de tradição e simbolismo. Com rituais emocionantes baseados no Antigo Testamento da Bíblia, os noivos judeus também tem um cortejo diferenciado.

Antes de explicar a ordem do cortejo, vale ressaltar que a cerimônia de casamento judaico pode ser realizada tanto na sinagoga quanto em ambientes externos, à céu aberto, sob uma chuppah (um tipo de tenda, que representa o novo lar que será construído pelos noivos). A chuppah é uma proteção que representa a bênção infinita de Deus e a harmonia conjugal.
A celebração pode ser feita por um rabino (líder representante da religião) ou por um homem mais velho e experiente que pertença a comunidade judaica.

Vamos agora ao cortejo!

– Entrada do noivo: o primeiro ‘personagem’ em cena é o noivo, ladeado pelos pais.
– Entrada da noiva: logo após vem a noiva, com seus respectivos pais. Ela entra com o rosto descoberto e, antes da entrada na chuppah, seu rosto é coberto com o véu pelo noivo. No início da cerimônia, a noiva e seus pais dão sete voltas ao redor do noivo – é uma simbologia que faz referência aos sete dias da criação do mundo. Ao fim do ritual, a noiva se posiciona ao lado direito do noivo.
– Entrega das alianças: a troca de alianças é um ato de santificação. O noivo coloca o anel no dedo indicador da noiva, na mão mais forte dela, ou seja, faz diferença se ela for canhota ou destra. Assim que é colocada a aliança na noiva, eles já são considerados casados. Outro detalhe: a noiva não deve por a aliança no seu futuro marido embaixo da chuppah.- Quebra do copo: ao final da cerimônia, todos devem estar em silêncio. Neste momento solene, o noivo quebra a taça com o pé direito, simbolizando a destruição do Templo de Jerusalém, por isso há uma expressão de tristeza dos noivos. Este ato também confirma a opção do casal de ser judeu.
– Saída dos noivos: Passados os ritos finais, todos os presentes gritam Mazel Tov, desejando boa sorte ao casal.

Ps: Sentiu a falta de mais integrantes no cortejo? Não é costume judaico ter padrinhos e madrinhas.

Pin It on Pinterest