Cortejo Católico

– Entrada dos padrinhos: Todos os cavalheiros conduzindo as damas com o braço direito. Alternando um casal de padrinhos do noivo e um da noiva, entram na igreja. Os padrinhos da noiva ficam à esquerda e os do noivo à direita da nave.
– Entrada dos anfitriões: Entram a mãe da noiva e o pai do noivo. O Pai do noivo dá o braço direito à mãe da noiva, chegando ao altar ele a acompanha ao seu lugar (à esquerda da nave) e se posiciona no lado oposto.
– Entrada do noivo: O noivo será conduzido por sua mãe. O noivo dá o braço direito à sua mãe. Chegando à frente o noivo conduz sua mãe para junto de seu pai e permanece, mais à frente deles, aguardando a noiva.

Após a entrada do noivo, é fechada a porta da igreja.

– Entrada de Damas e Pajens: O cortejo de damas e pajens entra, chega ao altar e ali permanece, por vezes providencia-se um par de almofadas para que as crianças se sentem ao pé do altar durante a cerimônia, ou então as acomodamos no primeiro banco. A disposição das crianças vai depender das idades, no caso de 3 crianças a menor vai à frente, seguida da dupla maior, ou a dupla menor é seguida da maior.
P.s: Esta colocação é puramente estética. Este cortejo necessariamente não será composto de crianças, poderá ser de adultos também, por exemplo, as melhores amigas da noiva, ou até mesmo casais de irmãos e irmãs dos noivos, neste caso tem que se tomar alguns cuidados, como o de não fazer de maneira nenhuma esta entrada na mesma música da noiva.
Quando todos estiverem no altar, a porta é reaberta para a entrada da noiva. Ela aguarda por alguns instantes e começa a andar vagarosamente, dirigindo-se ao altar com o pai.

– Entrada da noiva: a noiva caminha pela nave apoiada no braço direito do pai até o altar. O noivo estará postado, à frente de seus pais, do lado direito da nave. Neste instante, o noivo vem de encontro, dois a três passos não mais, à noiva e seu pai, cumprimenta o pai da noiva, que a beija. A noiva troca o buquê para a mão esquerda e o pai entrega a mão dela para o noivo que a coloca à sua esquerda no altar. O pai despede-se de sua filha e cumprimenta o genro.
Iniciada a cerimônia é chegado o momento da benção e a troca das alianças, que podem estar com uma das crianças, ou então com o pai do noivo, que se aproximará do padre e estenderá a mão com as alianças.
O momento final do ato religioso é finalizado com o beijo. Logo após os noivos assinam a certidão e logo em seguida os padrinhos. Após a assinatura da certidão, os noivos se alternam nos cumprimentos: ele iniciando pelos pais e familiares da noiva e ela reciprocamente do lado dos familiares dele. Da frente do altar para os fundos e vice-versa. Terminados os cumprimentos, a noiva volta para o seu lugar, no caso de luvas, calça as luvas e apanha o buquê.

– Saída do cortejo:

Saem os noivos. Saem as damas e os pajens, os pais da noiva, os pais do noivo, e os padrinhos alternados. Todos os cavalheiros dando o braço direito às damas.

 

Pin It on Pinterest