Qual a posição correta da noiva em uma cerimônia de casamento? Saiba quais são as regras de precedência e quando elas se aplicam.


As dúvidas sempre rolam quando as convenções entram em questão. A cerimônia do casamento é um ritual e, como tal, tem suas regrinhas. Mas como toda regra tem exceção, neste caso existem muitas exceções. Não entendeu nada? Não tem problema, vamos explicar tin tin por tin tin, com embasamentos teóricos.
O código de linguagem que auxilia a cerimonialista é chamado de precedência. No cortejo de casamento, a precedência social define a ordem de entrada e a posição no altar de cada ‘personagem’, de acordo com o grau de importância no evento. Os padrões engessados aos quais estamos acostumados no Brasil, podem gerar desconforto aos noivos e até ferir seus valores culturais. A precedência é mais democrática do que parece; ela não é um conjunto de regras prontas e, sim, um fio condutor.
Nosso povo é fruto da miscigenação, de culturas diferentes e sincretismo religioso, o que torna desafiador criar regras claras e objetivas. Por exemplo, você sabia que no interior do Espirito Santo tem noivas que se casam de preto? Isso porque a noiva advém de uma família europeia de pomeranos, cujas noivas usam essa cor desde a Idade Média. Errado? De forma alguma, todas as diferenças devem ser respeitadas. No entanto, é possível seguir as convenções sociais sem interferir na cultura dos noivos. Basta ter o know-how adequado.
Deixe a Treebs te conduzir…

Precedência

Agora que já entendemos que não dá pra seguir regras prontas, como criar um cerimonial perfeito? Para começar é preciso estudar o casal e o meio no qual ele está inserido. Depois, entender de esquerda e direita, quem fica à direita de quem. Na verdade, convém-se que a direita é o lado de maior importância, tanto nas convenções sociais, na medida em que a bandeira sempre fica ao lado direito; quanto no âmbito religioso, já que Jesus fica sentado à direita do Pai. Então, na cerimônia do casamento, como a mulher tem precedência sobre o homem, a regra é que ela vá à direita.

Na prática

Para definir a ordem do cortejo, precisamos conhecer os personagens:

Anfitriões:
Mãe da Noiva e pai da Noiva
Mãe do Noivo e pai do Noivo

Homenageados:
Noiva e Noivo

Testemunhas: Padrinhos e Convidados

Quer saber mais, leia o post sobre cortejo de casamento católico.

Pin It on Pinterest